quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lançamento da "Finis Mundi" nº 9


Biblioteca Nacional; 16 de Dezembro às 18:30.

O 9º número da revista “Finis Mundi”, dirigida pelo Dr. João Franco, será apresentado em conjunto com o 16º número da “Nova Águia”, dirigida pelo Dr. Renato Epifânio, no âmbito do programa “Afonso de Albuquerque, 500 anos depois: Memória e Materialidade”. A organização está a cargo de várias entidades: o MIL - Movimento Internacional Lusófono, a Biblioteca Nacional de Portugal, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, sendo a Comissão Organizadora composta por Miguel Castelo Branco, Octávio dos Santos e Renato Epifânio.
Da organização: “A 16 de Dezembro de 2015 assinala-se o 500º aniversário da morte de Afonso de Albuquerque. O MIL: Movimento Internacional Lusófono, em colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP), organiza um conjunto de iniciativas de carácter interdisciplinar que, tomando a efeméride como um oportuno e relevante pretexto, reúne alguns dos melhores estudiosos e especialistas para uma discussão séria e sem limites sobre a vida e a obra daquele que ficou famoso como o «César do Oriente», o «Grande», o «Leão dos Mares», o «Marte Português» e o «Terrível», para uma revisitação da sua época, de como eram a Ásia e o Índico então, e para uma apreciação do legado cultural que foi permanecendo ao longo dos últimos cinco séculos. Tal discussão, revisitação, apreciação, ocorrerá num colóquio a ter lugar, respectivamente, nas sedes em Lisboa da BNP (16) e da SHIP (17), e será complementada por uma exposição na sede em Lisboa do ANTT. Em simultâneo, também em Alhandra, onde nasceu, e no concelho de Vila Franca de Xira de que aquela vila é uma freguesia, o filho mais ilustre da terra merecerá um programa de comemorações especial e específico.”

O evento contará com quatro painéis e decorrerá nos dias 16 e 17 de Dezembro nas instalações da Biblioteca Nacional de Portugal (16) e no Palácio da Independência (17), sendo que os primeiros três painéis decorrerão após a sessão de abertura às 11:00 do dia 16 e o quarto no dia seguinte, pelas 16:00. No primeiro dia será possível ouvir as seguintes apresentações: “Memória de Afonso de Albuquerque em Portugal” por Mendo Castro Henriques, “Memória de Afonso de Albuquerque em Malaca” por Luísa Timóteo e “Memória de Afonso de Albuquerque em Goa” por Teotónio de Souza (Painel I, 11:15); “Algumas notas sobre Brás de Albuquerque e os seus ‘Comentários de Afonso Albuquerque’” por Rui Loureiro, “Afonso de Albuquerque, da realidade à ficção – A matéria de que são feitos os mitos” por Deana Barroqueiro e “Afonso de Albuquerque e o ataque falhado a Adem (1513)” por Roger Lee de Jesus (Painel II, 14:30); “Albuquerque e a ‘Chave da Pérsia’: ambições e políticas portuguesas para o Golfo Pérsico e Médio Oriente 1507-1515” por João Teles e Cunha, “Para um relance de Afonso de Albuquerque na historiografia portuguesa” por Luís Farinha Franco e “Percepções do Islão em Afonso de Albuquerque” por Miguel Castelo Branco (Painel III, 16:30). 

O Painel IV decorrerá no dia 17 no Palácio da Independência às 16:00 com as seguintes apresentações: “Afonso de Albuquerque, um grande capitão de poucos consensos” por Vítor Conceição Rodrigues, “Arquitectura militar de vanguarda no Golfo Pérsico” por João Campos, “Aspectos militares da presença portuguesa no Índico no Século XVI” por Luís de Albuquerque e “O projecto milenarista de Afonso de Albuquerque” por Manuel J. Gandra. Após todas as apresentações seguir-se-á um debate com os presentes. Destacamos que no dia 16 às 18:30 (Biblioteca Nacional) será apresentada a obra “Q - Poemas de uma Quimera” de Octávio dos Santos juntamente com outras edições do Movimento Internacional Lusófono (resultado de uma já duradoura parceria com a Zéfiro) bem como os números mais recentes das revistas “Nova Águia” (16º) e “Finis Mundi: A Última Cultura” (9º).

0 comentários:

Enviar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes